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Editora Alaúde

   

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Especialistas defendem em livro gestão humanizada para transformar performance da empresa

Para autores, líder deve assumir o papel de educador e compreender que o resultado é a consequência de uma gestão que passa por diálogo e inclusão.

 

Com prefácio de Richard Civita, Práticas da gestão empresarial de alta performance baseada em pessoas, uma coedição das editoras Alaúde e Nova Cultural, chega às prateleiras de todo o País em outubro. O evento de lançamento com sessão de autógrafos acontece em 17 de outubro na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, a partir das 18h30.

No livro, o médico e empresário Joamel Bruno de Mello e a consultora nas áreas de gestão e RH Marlene Ortega reúnem suas experiências, frutos de mais de quatro décadas dedicadas a estudos e práticas bem-sucedidos na área de gestão estratégica com uma proposta diferenciada. A ideia é ir além de procurar elucidar a importância de conceitos e ferramentas ligados à área, como liderança, planejamento estratégico, entre outros processos voltados à gestão. Os autores apresentam alternativas que podem ser seguidas, adaptadas ou reinventadas para auxiliar instituições de qualquer segmento a reconhecerem e a valorizarem o que há de mais importante em qualquer organização: as pessoas que a integram.

Justamente pensando nisso é que desenvolveram o GEAP – Gestão de Alta Performance baseada em pessoas, um sistema que considera fundamental transformar o olhar dos gestores para que eles compreendam as empresas como núcleos em torno dos quais as pessoas centram e organizam a vida. A GEAP engloba métodos, técnicas, normas, indicadores e procedimentos como qualquer outra ferramenta, mas vai muito além: mantém o foco na manifestação da satisfação das pessoas envolvidas na produção, na motivação, na criatividade. “Reconhecemos que não é fácil extrair do campo da abstração as boas ideias que ajudam os negócios a evoluírem. Todavia, o interesse vale a pena. Na experiência que tivemos, a GEAP reduziu o gap entre o que a companhia pretendia atingir e os resultados”, comenta Joamel.

Distâncias reduzidas
Voltado a todos os modelos de negócios para empresas de qualquer dimensão, o livro apresenta, por meio de uma linguagem simples, conceitos de A a Z relacionados ao gerenciamento. Trata-se de um guia que pretende ajudar o executivo a iniciar uma verdadeira transformação em um formato, até o momento,  marcado pela centralização do poder. “É preciso reduzir a distância entre o executivo e o colaborador. Assumir uma postura de facilitador na gestão – o verdadeiro papel do líder – e deixar totalmente de lado a imagem centralizadora. Quanto maior a distância entre o líder e o colaborador, questão ainda muito comum em países latinos, menores serão as chances de bons resultados dentro da empresa”, afirma Marlene. Para a consultora, comportamentos centralizadores, geralmente marcados pela ausência de diálogo, são responsáveis, por exemplo, por picos de performance e impedem a constância de resultados.
Segundo os autores, o diálogo é sempre o caminho ideal quando o assunto é limitar a distância entre chefes e colaboradores. E a aproximação não precisa ficar reduzida a momentos específicos como refeições, corredores ou elevadores. Os especialistas comentam que é possível viabilizar o diálogo em situações formais e informais. “O Comunicafé, por exemplo, é uma excelente oportunidade para incentivar o diálogo. Descrita no capítulo ‘Diálogo com os Colaboradores’, a ferramenta, considerada inédita pelos especialistas, possibilita a conversa e o debate informal com os colaboradores, divulga informações genéricas sobre a empresa e ajuda a construir o tão desejado clima organizacional saudável”, comenta Joamel.

Amplo e didático, Práticas da gestão empresarial de alta performance baseada em pessoas oferece reflexões e ferramentas que envolvem ética e mudança de postura na liderança e planejamento estratégico na busca por uma gestão humanizada. “É preciso estar atento a um modelo de gestão voltado à educação, ao lado humano das pessoas que compõem a empresa. As empresas estão preocupadas apenas com resultados, mas o resultado é somente uma das consequencias de uma gestão humanizada”, completa Marlene.

Sobre os autores
Joamel Bruno de Mello enquanto empresário (Amesp Sistema de Saúde), presidente, diretor e conselheiro dos órgãos de classe (Academia de Medicina de São Paulo, Associação Paulista de Medicina, SESI, Associação Brasileira de Medicina de Grupo – Abramge e CEJAM) desenvolveu e praticou o sistema de gestão descrito neste livro. Médico, foi professor das faculdades de medicina da USP, de Santo Amaro (OSEC/ Unisa) e da Residência Médica do Hospital Jaraguá. Escreveu seis livros e publicou 120 pesquisas no país e no exterior. Recebeu o prêmio Jabuti (1993), Academia Nacional de Medicina (1969, 1971, 1981, 1982, 1984) e a Medalha de Valor Cívico do Governo do Estado de São Paulo (1963).

Marlene Ortega é consultora nas áreas de gestão e de RH. É psicóloga especializada em Administração Hospitalar e com MBA em Gestão Empresarial. Aplicou pela primeira vez nas Américas o sistema ISO 9000 em Hospital. Como Diretora de Patrimônio Humano, desenvolveu a gestão de pessoas utilizando o sistema GEAP. Fundou a Universo Qualidade – Gestão e Conhecimento que produz eventos relevantes para a estratégia corporativa. Participou de eventos internacionais de RH (Espanha, Inglaterra, Itália, Grécia, México, Argentina, Estados Unidos). É autora do livro Qualidade na Saúde e colunista em rádios e revistas sobre o tema empreendedorismo.


Sobre a Editora Alaúde
Pioneira no país na publicação de livros de automobilismo, a Alaúde vem ampliando e diversificando suas linhas editoriais com títulos na área de alimentação, saúde, filosofia prática, espiritualidade, desenvolvimento pessoal e profissional. Para mais informações, visite o site www.alaude.com.br.

A Editora Nova Cultural oferece ao mercado livros e fascículos. Os segmentos abrangidos são filosofia, economia, romances, auto-ajuda e negócios. Em auto-ajuda publicou livros de Shirley MacLaine, Deepak Chopra e outros. Publicou o primeiro livro do Prof. Joamel B. de Mello, intitulado “Qualidade na Saúde: Práticas e Conceito” em 1998. O atual livro é a sua primeira parceria como "co-publishing".

Gestão empresarial de alta performance baseada em pessoas
de Joamel Bruno de Mello e Marlene Ortega
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 402 Preço: 49,00
2012

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:

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